terça-feira, 9 de novembro de 2010

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES-7º ANO

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESC. ENS. FUND. PE. ANTÕNIO DIOGO FEIJÓ

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE

PROFESSORA: Elizabeth Ferreira Sales.

DISCIPLINA: Geografia.

TEMA: A Amazônia.

TEMPO: 02 aulas.

EMENTA: Ecossistema Amazônico. Interdependência entre os elementos abióticos e bióticos. Biodiversidade. Sustentabilidade, Biopirataria.

OBJETIVOS:

· Conhecer a estruturação e o conceito de ecossistema

· Identificar as subdivisões da floresta Amazônica;

· Compreender que é possível explorar os recursos da floresta de maneira sustentável;

· Conhecer o complexo sistema Amazônico e verificar as relações de interdependência entre seus elementos físicos;

· Conhecer a imensa biodiversidade desse ecossistema que apresenta várias espécies de plantas e animais desconhecidos pela ciência;

· Verificar como ocorre o tráfico ilegal de animais e plantas da Amazônia.

PÚBLICO ALVO: ano / tarde.

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS:

*Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca da temática;

* Leitura e interpretação de textos cientifico sobre o ecossistema Amazônico;

* Estudos comparativos de mapas e imagens que mostrem os diferentes elementos físicos da Amazônia (rios, clima, relevo e solos) sua interdependência e a determinação da biodiversidade;

l Solicitar aos alunos que façam, oralmente, uma análise crítica sobre o uso indiscriminado da biodiversidade e da biopirataria na Amazônia;

* resolução de questões objetivas e discursivas. (em anexo)

FORMA DE AVALIAÇÃO: Serão avaliados através da realização de todas as atividades propostas. Valor: 1,0 ponto.

AO FINAL ESPERA-SE QUE OS ALUNOS: Compreendam e reconheçam a importância da Amazônia para toda a humanidade, pois esse ecossistema possui a maior biodiversidade do planeta. Além disso, ela é de fundamental importância para a manutenção do clima no mundo, portanto, possui um valor imensurável, por isso, devemos preservá-la.

BIBLIOGRAFIA:

Projeto Radix: geografia,7 ano/Valquíria Pires, Beluce Bellucci. – São Paulo: Scipione,2009.

Geografia: espaço e vivência.7 ano/Levon Boligian...[ et al.]. – 2 ed. – São Paulo: Atual, 2009.

ATIVIDADE

01) Assinale a alternativa que explica corretamente o que significa “exploração sustentável da floresta.”

a) ( )Explorar cada área, retirando a madeira e realizando queimadas no restante da vegetação.

b) ( )Extrair os recursos de maneira racional, adotando práticas que preservem a floresta, garantindo as explorações futuras.

c) ( )Retirar a vegetação e transformar qualquer área explorada em lavouras e pastagens.

02) Dê um exemplo de exploração sustentável da floresta.

03) Associe corretamente os elementos naturais às suas relações de interdependência na Amazônia.

a) ( I) Clima e floresta.

b) (II) Rios e o clima.

c) (III) Relevo e os rios.

a) ( ) A abundância de chuvas favorece a presença de uma grande quantidade de rios, de variados tamanhos.

b) ( )A grande quantidade de chuvas e as elevadas temperaturas propiciam o desenvolvimento das variadas espécies de plantas da floresta.

c) ( )Os rios da Amazônia correm em sua maior parte sobre terrenos planos. Por isso, são sinuosos e sem grandes desníveis, o que favorece a navegação.

04 ) Faça uma pesquisa sobre a biopirataria e responda as questões abaixo:

a) O que significa biopirataria?

b) Por que a região Amazônica é alvo da biopirataria?

Fonte: Projeto Radix


http://www.sapo.salvador.ba.gov.br/arq/biopirataria_arquivos/frame.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário