GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESC. ENS. FUND. PE. ANTÕNIO DIOGO FEIJÓ
PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE
PROFESSORA: Elizabeth Ferreira Sales.
DISCIPLINA: Geografia.
TEMA: A Amazônia.
TEMPO: 02 aulas.
EMENTA: Ecossistema Amazônico. Interdependência entre os elementos abióticos e bióticos. Biodiversidade. Sustentabilidade, Biopirataria.
OBJETIVOS:
· Conhecer a estruturação e o conceito de ecossistema
· Identificar as subdivisões da floresta Amazônica;
· Compreender que é possível explorar os recursos da floresta de maneira sustentável;
· Conhecer o complexo sistema Amazônico e verificar as relações de interdependência entre seus elementos físicos;
· Conhecer a imensa biodiversidade desse ecossistema que apresenta várias espécies de plantas e animais desconhecidos pela ciência;
· Verificar como ocorre o tráfico ilegal de animais e plantas da Amazônia.
PÚBLICO ALVO: 7º ano / tarde.
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS:
*Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca da temática;
* Leitura e interpretação de textos cientifico sobre o ecossistema Amazônico;
* Estudos comparativos de mapas e imagens que mostrem os diferentes elementos físicos da Amazônia (rios, clima, relevo e solos) sua interdependência e a determinação da biodiversidade;
l Solicitar aos alunos que façam, oralmente, uma análise crítica sobre o uso indiscriminado da biodiversidade e da biopirataria na Amazônia;
* resolução de questões objetivas e discursivas. (em anexo)
FORMA DE AVALIAÇÃO: Serão avaliados através da realização de todas as atividades propostas. Valor: 1,0 ponto.
AO FINAL ESPERA-SE QUE OS ALUNOS: Compreendam e reconheçam a importância da Amazônia para toda a humanidade, pois esse ecossistema possui a maior biodiversidade do planeta. Além disso, ela é de fundamental importância para a manutenção do clima no mundo, portanto, possui um valor imensurável, por isso, devemos preservá-la.
BIBLIOGRAFIA:
Projeto Radix: geografia,7 ano/Valquíria Pires, Beluce Bellucci. – São Paulo: Scipione,2009.
Geografia: espaço e vivência.7 ano/Levon Boligian...[ et al.]. – 2 ed. – São Paulo: Atual, 2009.
ATIVIDADE
01) Assinale a alternativa que explica corretamente o que significa “exploração sustentável da floresta.”
a) ( )Explorar cada área, retirando a madeira e realizando queimadas no restante da vegetação.
b) ( )Extrair os recursos de maneira racional, adotando práticas que preservem a floresta, garantindo as explorações futuras.
c) ( )Retirar a vegetação e transformar qualquer área explorada em lavouras e pastagens.
02) Dê um exemplo de exploração sustentável da floresta.
03) Associe corretamente os elementos naturais às suas relações de interdependência na Amazônia.
a) ( I) Clima e floresta.
b) (II) Rios e o clima.
c) (III) Relevo e os rios.
a) ( ) A abundância de chuvas favorece a presença de uma grande quantidade de rios, de variados tamanhos.
b) ( )A grande quantidade de chuvas e as elevadas temperaturas propiciam o desenvolvimento das variadas espécies de plantas da floresta.
c) ( )Os rios da Amazônia correm em sua maior parte sobre terrenos planos. Por isso, são sinuosos e sem grandes desníveis, o que favorece a navegação.
04 ) Faça uma pesquisa sobre a biopirataria e responda as questões abaixo:
a) O que significa biopirataria?
b) Por que a região Amazônica é alvo da biopirataria?
Fonte: Projeto Radix
Nenhum comentário:
Postar um comentário