quarta-feira, 25 de novembro de 2009

terça-feira, 24 de novembro de 2009

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA

No projeto por nós idealizado, tivemos como objetivo que os alunos navegassem na web, aprendendo o que é link, hipertexto e hipermídia como ferramenta de texto não linear, procurando conhecer o perfil dos professores da escola enquanto profissionais e eternos estudantes.

No primeiro momento, eles puderam experimentar livremente a navegação buscando assuntos de seus interesses na Wikipédia e acessando links.

Pedimos então para que através do blog da Escola, http://ticsdiogo.blogspot.com, eles pudessem acessar os blogs dos professores e conhecer um pouco do perfil de cada um, assim como outras atividades pelos professores no curso Aprendendo e Ensinando com as TIC’s através do portfólio e aproveitando para fazer comentários no blog.

Essa atividade foi bastante significativa, pois, de uma forma diferenciada os alunos puderam conhecer mais o perfil do professor como eterno aprendiz, bem como navegar em links e buscar a informação através da tecnologia.

Os alunos mostraram-se ávidos a aprenderem e, também a ensinarem, pois alguns já dominam, com uma certa segurança a Internet e seus recursos.

Vale ainda ressaltar, que essa visita foi monitorada pelas professoras Elizabeth Sales, Josenísia Brito e Salete Cardozo.

O que mais nos chamou a atenção foi observar a inversão de papéis. Geralmente, são os professores que lêm e analisam os textos produzidos pelos alunos.

Dessa vez, foi diferente, os alunos tiveram a oportunidade de ler os textos dos professores e, ainda comentá-los.

Ao final, juntamente com os alunos concluímos que realmente somos professores e permanentes estudantes.



segunda-feira, 23 de novembro de 2009

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ativi-2.9-B-Verbetes regionais

Verbetes regionais de Elizabeth

Navegando pelo wikicionário descobri que os verbetes abaixo não estavam incluídos.

Tucandeira

Tambaqui

Paixiuba

Tucunaré

Criando uma atividade em hipertexto

Adriana Rocha Ribeiro

Grupo: Elizabeth Ferreira Sales

Josenísia Silva Brito Viana

Maria Salete da Silva Cardozo

Unidade 2: Internet, hipertexto e hipermídia

Atividade 2.5/2.5: Planejando e executando uma atividade com hipertexto ou internet

Turma: Maria Lúcia

Mediadora: Lúcia Meireles


Para resolver esta atividade, muitas idéias podem ser desenvolvidas como: criação de um hipertexto coletivo de um conteúdo trabalhado em sala de aula, planejar uma aula que envolva hipertexto e internet e outras.

Nosso grupo optou por publicar na rede interna um documento hepertextual listando os colegas que estão participando do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC’s, turma Maria Lúcia, apresentando o texto Quem sou como professor e aprendiz, elaborado por cada um e postado no ambiente eproinfo.


Cintia Pereira Castelo

Quem sou eu como professor e aprendiz?


Daniel Uchôa dos Santos

PROFESSOR ETERNO ESTUDANTE

(este documento não abrirá, pois foi salvo em sxw e não em doc.


Daniela Christiane de S. Lopes

Quem sou como professor e aprendiz?


Elizabeth Ferreira Sales

Quem sou eu como professor e aprendiz


Eneida Fernandes Maciel Ribeiro


Francineide F.de Albuquerque

Quem sou como professor e aprendiz


Francisca de Souza Costa

Professora estudante, aluna que aprende!


Francisca Rodrigues Lopes

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ


Getúlio da Luz Soares

Como Penso


Irismar Alves de Brito

Quem sou como professor e aprendiz.


Jorge Lizardo Cayotopa Acosta

QUEM SOU EU PROFESSOR APRENDIZ


Josenísia Silva Brito Viana

Quem sou como professor e aprendiz?


Juscélio Tindade de Oliveira

Quem sou como professor





Lúcia Maria do Carmo da Silva

Quem sou


Manoel Melo Neto

Professor, quem sou


Maria Adelma Sales Lima de Almeida

Minha Prática Pedagógica


Maria da Luz da Silva Pereira

Quem sou como professor e aprendiz


Maria do Socorro D`avila do Nascimento

Quem sou


Maria Gleiz de Melo Cordeiro

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ


Maria Lúcia da Costa Amorim

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ


Maria Risodária da Costa Teles

Professora e Aprendiz


MARIA SALETE DA SILVA CARDOZO

Quem sou eu como professor e aprendiz?


Osiel Antônio Rodrigues C. Vieira

Quem sou eu como Professor e Aprendiz


Raimunda Rosineide M. e Silva
Quem sou como professor e aprendiz


Rosângela Fonseca Mendes

Quem sou como professor e aprendiz


Rosimeire Fernandes Paiva
Professor como aprendiz




quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC's.


Quem sou como professor e aprendiz ATIV -1

Sou uma professora que procuro esta aberta à novos conhecimentos e desafios que ajudem a melhorar a minha prática pedagógica.

Busco desenvolver o meu trabalho interagindo sempre com os meus alunos, pois sei que da mesma forma que eu ensino, também posso aprender com eles.E nesse processo de construção do conhecimento, levo em consideração o seu conhecimento prévio, suas idéias, argumentos e opiniões, pois sei que assim estarei contribuindo para a sua aprendizagem.

Cabe ainda, ressaltar a importância da interatividade entre nós, professores. Todos contribuem para o enriquecimento do trabalho docente. Essa contribuição ocorre por meio de diálogos, troca de idéias sobre conteúdos, estratégias ou recursos de ensino, enfim, dando dicas de como aperfeiçoar o nosso trabalho como educador.

.

Como professora tenho como desafio despertar a curiosidade do meu aluno.Tendo em vista, que os novos recursos tecnológicos já estão sendo utilizados por eles.E diante dessas inovações tecnológicas que possibilitaram o acesso maior à informação, é que me sinto na obrigação de aprimorar a minha prática do aprender e do ensinar.Pois sei que orientarei melhor quando dominar esses recursos e, com certeza despertarei a curiosidade do meu aluno para aprender.

Nós, professores, não podemos nos permitir ficar parados diante desse mundo novo. O mundo da Conectividade,. onde muitos estão conectados, seja na sala de aula ou em qualquer lugar do mundo. E, como educadores, temos que acompanhar todas essas mudanças que constantemente vem ocorrendo.Mudanças essas, que possibilitaram o intenso fluxo de informações pelo mundo, transformando a atual sociedade em uma sociedade da informação. Então, não podemos ficar para trás, temos que nos tornar profissionais criativos e dinâmicos.Para isso, é necessário dispormos e utilizarmos as novas tecnologias da informação e da comunicação.

Para o professor, o uso dessas tecnologias se faz imprescindível, tanto para o seu desenvolvimento contínuo, quanto para a sua prática pedagógica. Dentro desse contexto, nós educadores, não iremos somente preparar os alunos para utilizar esses recursos, mas iremos prepará-los como leitores e escritores críticos e conscientes de que é necessário aprender a lê as diversas linguagens e suas representações, que são usadas através dos computadores, dos programas de multimídias, das internet, etc.

Referências bibliográficas:

http://portal doprofessor.mec.gov.br/notícias.html?id.edição=2&idcategoria=8&id.conteúdo=37

http://www.profala.com/artducesp149.htm

ATIV-2

As novas tecnologias revolucionaram o modo de viver, os hábitos, os costumes, enfim, o nosso dia a dia como cidadão.E no âmbito escolar, não é diferente.Nós professores, temos que acompanhar o ritmo dessas mudanças, pois tenho certeza que o uso das TICs contribuirão de maneira significativa no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, as aulas se tornarão mais atrativas e dinâmicas e, com certeza os alunos participarão efetivamente e, se sentirão parte integrante desse processo.E as minhas expectativas com relação a essas mudanças são as melhores possíveis. Quero aprender, para orientar melhor.

ATIV-3

No atual mundo globalizado, onde as informações se difundem rapidamente, por meio do uso da novas tecnologias, as escolas devem sim, repensar o seu papel, ser mais organizadora de conhecimentos e menos lecionadora ,ou seja, devem dá prioridade à conhecimentos que levem o nosso aluno a crescer como pessoa e como cidadão. Assim, eles terão a possibilidade de entender as mudanças que, sempre vem acompanhadas de muitas informações e, utilizá-las para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.E as TICs será o elo que dinamizará, orientará e estimulará o novo processo de ensino-aprendizagem, seja de alunos ou de professores.

ATIV-4

Breve postarei slides

ATIV-5

Aluna: Elizabeth Ferreira Sales

Unidade 1: Tecnologia e sociedade na vida e na escola

Atividade 5: Conhecendo uma experiência

Turma: Maria Lúcia

Mediadora: Lúcia Meireles

Ficha Técnica

Nome do Programa: Portal do professor

Autor da aula: Sandro Nunes de Oliveira

Co-autora: Cristina Leite

Área do conhecimento: Geografia

Tema: Cartografia

Dados sobre a aula

A aula será dada em 50 minutos onde o aluno aprenderá o conceito de cartografia e sistemas de coordenadas geográficas.

A proposta da aula foi estruturada em 3 atividades diferentes e sequenciadas, conforme abaixo:

Atividade 1

Como objetivo de apresentar o conceito, o professor criou uma situação problema a fim de despertar a curiosidade para o tema.

Atividade 2

Nesse momento o professor formou grupos de alunos para lerem em voz alta os textos e observar as animações apresentadas através de slides com data show sobre cartografia e sempre que necessária o professor interrompia para complementar e reforçar a explicação.

Atividade 3

Foi proposta uma discussão sobre o texto e sobre as animações apresentadas nos slides. A discussão se deu através de perguntas feitas pelo professor, respondidos e anotadas pelos alunos

Recursos Tecnológicos

Data show

Projetor

Computadores

TV conectadas ao computadores

ATIV-6

O vídeo nos mostra diversas tecnologias, como: TV, computadores, livros, atlas microfones e outros, que são utilizados na prática pedagógica, como recursos que enriquecem, dinamizam e despertam a curiosidade e o interesse dos alunos, tornando esse momento muito prazeroso.

ATIV-7

Projeto Meio ambiente: Saúde e Cidadania

Sub projeto: A sustentabilidade exige mudanças de atitudes

Disciplina: Geografia

Autores do projeto: Lúcia Amorim, Natal Ossami, Oziel Vieira e Elizabeth Sales

Público Alvo: 5ª, 6ª , 7ª e 8ª série do ensino fundamental.

Problematização:

Será que estamos dispostos a abrirmos mão de alguns hábitos de consumo em beneficio do planeta, do país e de nós mesmos?

Justificativa:

Diante da degradação ambiental que o planeta esta vivendo, faz-se necessário mudarmos as nossas atitudes diárias, já que todos os nossos atos impactam o ambiente, os recursos naturais, a sociedade e a nós mesmos.

Se o ritmo atual da exploração do planeta continuar, no futuro a humanidade sofrerá com a escassez dos recursos vitais à sobrevivência da vida no planeta.

Por isso, é preciso desenvolver econômica qualidade de vida e a preservação da natureza.

Conteúdos:

Localização geográfica

Recursos naturais

Clima

Vegetação

Consumo

População

Desenvolvimento sustentável

Mananciais

Economia

Levantamento e dados estatísticos da degradação ambiental

Queimadas e desmatamentos

Habilidades:

Pesquisar, identificar e localizar geograficamente os problemas ambientais na Amazônia, analisando criticamente suas consequências em escalas locais, regional e global.

Reconhecer, analisar e discutir a importância da biodiversidade Amazônica, compreender a necessidade de preservá-la, buscando a sustentabilidade de seus recursos.

Utilizar a linguagem gráfica (mapas, tabelas, gráficos, paisagens e outros textos) para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos ocorridos no mundo, país, região, estado do Acre, cidade de Rio Branco e no seu bairro.

Avaliar e refletir hábitos de consumo diário, analisando criticamente os impactos ambientais decorrentes.

Analisar diferentes formas de atuação para conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Propõe ações que envolva mudanças de atitudes com relação aos padrões de consumo, visando a sustentabilidade do planeta.

Culminância

Desfile temático com o uso de materiais reciclados ;

Exposição do material produzido pelos alunos;

Apresentação de painéis em forma de mapas sobre a temática.

Avaliação

Acontecerá durante o desenvolvimento do projeto e no dia da culminância;

Participação, oralidade no momento de expor os conteúdos do projeto;

Envolvimento, organização dos grupos, domínio de conteúdo.

ATIV-8

Breve postarei slides.

ATIV-2.2B

Ativ.2.2b / Elizabeth Ferreira Sales

O que é hipertexto

Ao navegar na Internet, percebi que podemos adquirir diversas informações que nos possibilita enriquecer o nosso conhecimento sobre diversos assuntos.Essas informações são obtidas,principalmente, por meio do uso de um recurso bastante interessante disponível na rede, os hipertextos.

Esses textos em formato digital, nos permite navegar por outros textos através dos links.Esses links, aparecem na forma de termos destacados no texto principal, podendo ser ícones, imagens, palavras,etc., que nos leva, apenas do clicar do mouse, a outros blocos de informações que complementarão e enriquecerão a pesquisa base.

Segundo RAMAL, hipertexto(...) é algo que esta numa posição superior à de texto, que vai além do texto.Dentro dos hipertextos existem vários links, que nos permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.

Dessa maneira, percebemos que o uso dos hipertextos nos permite fazer uma leitura diferente daquela leitura linear (com início, meio e fim). É um texto que nos permite ter a liberdade de escolher, conforme o nosso interesse, o nosso percurso de leitura, permitindo assim, sermos co-autores de um texto digital construído de forma coletiva.

Vale ainda ressaltar, que a experiência de ter navegado pelos hipertextos foi muito interessante, pois compreendi que esse recurso pode nos auxiliar no desenvolvimento do nosso trabalho docente, tornando o processo ensino-aprendizagem dinâmico, eficaz, rápido e interativo. Além disso, aprendi que a oportunidade de aprendizagem se amplia ainda mais com uso desse recurso.

Referências bibliográficas:

http://pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducação.htm

www.idprojetoseducacionais.com.br/.../Ler_e_escrever_na_cultura_digital.pdf


MEU PORTFÓLIO


ATIV-2.4

Neste espaço estarei registrando alguns dos meus trabalhos desenvolvidos no curso “Tecnologias da educação”. Espero compartilhar com vocês o que aprendi; as minhas dificuldades e as minhas expectativas com relação a esse novo desafio, que é: ensinar e aprender com as TICs.

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ : Nesta atividade você terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre minha pessoa, meus desafios e expectativas a cerca do uso das tecnologias na educação.

TECNOLOGIA DA MINHA ESCOLA: você terá a possibilidade de conhecer, através de slides, algumas tecnologias que utilizamos na escola.

CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA: procurei nesta atividade mostrar uma experiência de um trabalho por projeto e escolhi o tema cartografia, na qual deveria fazer uma análise do desenvolvimento da mesma, observando os recursos tecnológicos usados, as atividades propostas e desenvolvidas e dar minha opinião sobre essa aula.

PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO: para a essa atividade escolhi um projeto desenvolvido por mim e por outros professores da área de Geografia.

DIVULGANDO A PESQUISA: registrei, através de slides, o projeto desenvolvido pelos professores de Geografia da escola em que trabalho.

COISAS IMPORTANTES E SIGNIFICATIVAS: neste texto relatei a minha experiência de navegar em hipertextos.